terça-feira, 4 de maio de 2010

A vida tinha que continuar

AS visitas diminuiram.João ganhava peso dia a dia. O número da camisa cresceu mais dois pontos. Antes da 1ª cirugia ele usava camisa 4. Passou para número 6.Depois
da 2ª cirurgia usava camisa número 7.
Todos se surpreendiam com seu ganho de peso.Passamos por vários constrangimentos de cumprimentarmos efusivamente um amigo que não víamos há algum tempo e a pessoa se desculpar, mas não o estava reconhecendo.
Muitas vezes eu vejo como as pessoas são cruéis.Elas dizem para o João :"como vc engordou!" como se ele não se visse.O que estas pessoas pensam? acham que são legais?.É muito ruim ver a maneira como ele se sente e tenta se justificar, porque toma corticóide, porque seu centro de saciedade foi lesado, porque está em tratamento...Não interessa a ninguém. Acho que é pura maldade.Não consigo mais conviver com quem não tem sensibilidade para evitar machucar um amigo.
Fui me afastando das pessoas. Alguns amigos dele comentavam entre si como ele comia, como ele agia estranho.E sempre um outro "amigo" me contava.Por que eles não respeitavam sua intimidade?por que não eram discretos com um amigo que estava sofrendo?
Um destes "amigos" que hoje tenho a maior mágoa, me chamou em seu consultório como se quisesse me ajudar para dizer que o João tinha perdido o equilíbrio dentro do barco durante uma pescaria. Disse ainda que ele ficou tão constrangido por cair, que disse que não iria pescar mais e não tocou no assunto de novo.Porque ele não respeitou a privacidade do companheiro , já que ele sabia que o João tinha consulta marcada e o médico estaria acompanhando tudo? que direito ele tinha de me contar, já que não temos intimidade e comentar com os outros colegas?
Não gosto mais dos nossos amigos.
Todos continuaram seus ritmos, reunindo-se entre si e raramente o convidando.Por que ele não era mais animado? por que ele cochilava na cadeira? não seria esta a hora dos amigos tentarem reanimá-lo?
ª

Um comentário:

  1. Querida Van,
    Estou muito sentida por todo o sofrimento q.esta
    doença vem causando ao João e a todos q. o amam.
    Que bom que ele tem uma GIGANTE ao seu lado: que
    LIÇÃO DE VIDA!!!
    Olha, não deixe que as fraquezas alheias entristeçam sua bela alma e este ENORME CORAÇÃO!!
    Apesar do pouco convívio que tivemos, guardo na
    lembrança sua LUZ, ALEGRIA, BONDADE...GRANDEZA!!!
    Sabe, quando da doença do Ronaldo, a fraze que mais me confortou? "VIVA UM DIA DE CADA VEZ: VIVA A VIDA DO PRESENTE; NÃO SE ANGUSTIE COM O FUTURO...DEIXE ELE CHEGAR, NATURALMENTE".
    Uma vez, a única, eu comprei um livro de auto-ajuda; cheguei a ler algumas/várias páginas (sou preguiçosa para leitura); bem, moral da estória:
    a única coisa que ficou deste livro foi A LEI ESPIRITUAL DA ACEITAÇÃO, de DEEPAK SHOPRA (acho que é assim q. se escreve). Ela diz para aceitarmos o que se nos apresenta o momento atual; sem revolta, vivendo-o plenamente.
    Desejo, que você continue FIRME nesta jornada!!
    Desejo, também, que você receba de todos nós que
    aprendemos a amá-los, muita ENERGIA DE AMOR E SOLIDARIEDADE!!!
    Agora, eu PRECISO falar uma coisa (QUE EU ACREDITO, DO FUNDO DA MINHA ALMA): FAÇAM UMA DIETA DE ZERO LACTICÍNEOS.
    Mamãe, dia 21 de abril teve um segundo AVC; também esteve internada por duas vezes; a luta aqui também está grande; após a segunda internação, não tive dúvidas: ESTÁ FAZENDO DIETA VEGAN (ZERO PRODUTO ANIMAL): está melhorando a cada dia!
    MUITA FORÇA AMOROSA!!!!!
    UM GRANDE ABRAÇO!!
    PARABÉNS!!

    ResponderExcluir